> A Minha Busca Dentro do Parkour (Por William Paiva - Pinóquio)

A Minha Busca Dentro do Parkour (Por William Paiva - Pinóquio)

Posted on sexta-feira, 31 de janeiro de 2014 | No Comments



Olá meu nome é William Paiva, hoje estou aqui para contar porque o Parkour fez, faz e continuará fazendo parte de minha vida. Quando eu era mais novo, eu levava o Parkour muito a sério. Ao ponto de criar meu próprio estilo e filosofia de vida. Algumas divergências com minha família e na relação em especial meu pai me separou disso. Casos como, por exemplo, eu mesmo dentro de casa sendo chamado de marginal pelo meu pai por viver nas ruas e que esse pessoal era pichador que usavam drogas e tal. Tentei mostrar a ele o quanto errado ele estava. Levei ele aos treinos mais nada adiantou. Não o culpo. Hoje sei que além de não entender, isso nele era mais uma forma de proteção. Mas essas coisas levaram a cada vez mais me distanciar do parkour ao ponto de deixar pra lá. Afinal, era jovem, vivia e dependia de minha família. Afastei-me, mas o parkour já havia se fixado em mim de tal forma que nunca perdi seus ensinamentos e valores. Principalmente aquele “ser forte para ser útil” .


O sedentarismo chegou e acabou comigo de vez e engordei muito. Meus amigos não me reconheciam mais. E me admiravam pelo quê eu era e enquanto eu não conseguia me explicar o que me tornei. Engordava, tentava lutar para emagrecer, mas engordava de novo. Sentia-me arrasado, pois sempre gostei de me movimentar. Sempre fui amante de qualquer esporte e me via cada vez mais me aprofundando em algo que até o momento não podia evitar. Até que prometi a mim mesmo que quando fosse independente, iria atrás de meus valores. Valores que o parkour um dia me ensinou.

Sou apaixonado por isso. Desde o ano passado, 2013, planejei minha vida financeira, entrei em uma academia e voltei a buscar esses valores perdidos. Na época estava pesando 106 kg. Apenas com 2 meses de treino intenso na academia já comecei a ver resultados. Sabe aquele valor do Parkour que eu falei lá em cima? “Ser forte para ser útil”? Hoje eu julgo o principal de todos os princípios do Parkour. Sabe por quê? Tirei a prova quando ainda no final do ano de 2013 me envolvi em um acidente de carro gravíssimo com até então minha namorada na época. Capotei o carro e no momento do acidente minha namorada estava sem o cinto de segurança. O carro girou duas vezes, no momento do acidente larguei tudo e a peguei pelos braços e pelo tronco e puxei ela com toda a minha força fazendo uma espécie de sinto de segurança humano. Tive perda total do carro, mas salvei minha mulher.

Nos dias seguintes do acidente, sentia dores musculares imensas nos braços e costas onde os médicos constataram que foi devido à força feita por min para segurar ela. Também foi constatado que se que não tivesse feito isso ela seria arremessada do carro. Esse fato fortaleceu meu pensamento e ideologia de treinar meu corpo. E se eu não tivesse adquirido aquela força durante dois meses de treino pesado? O que teria acontecido? 

Bom, isso passou e só fortaleceu minha meta. Hoje moro sozinho, sou independente e quero de uma vez definitiva retomar o parkour, Atualmente peso 93 kg, que alcancei em dois meses de quando entrei na academia e hoje já começo a retrilhar meus próprios caminhos na prática.

Obs: Hoje estou casado com a mulher que estava comigo no acidente . A quem eu agradeço por me entender e apoiar em todas as decisões de minha vida. Meu nome é William Paiva, tenho 20 anos, conheço o Parkour a 8 anos, não o defino a quanto tempo eu treino. Mas sim ao que ele me proporciona mentalmente.

Leave a Reply

Tecnologia do Blogger.